Como aumentar a conversão da minha loja virtual e gerar uma experiência otimizada no checkout.

Você sabia que no e-commerce brasileiro em 2017 a cada 10 carrinhos de compras 8 foram abandonados? O sucesso das lojas virtuais depende cada vez mais dos detalhes de usabilidade e das facilidades no Checkout. A Mkx E-commerce está evoluindo e contribuindo para as lojas venderem cada vez mais.

O trabalho que todos os gestores das lojas virtuais sempre tem como resultado final os consumidores adicionarem os produtos em seu carrinho de compras e finalizar a compra. Esse é o resultado esperado depois de tanto trabalho e investimento, conseguir entender, alcançar e converter o consumidor, deixar explícito que a sua loja irá gerar uma experiência positiva, não só com o recebimento do produto dentro do prazo mas também com uma navegação confortável, informações claras e nítidas e é claro um ótimo serviço de pós venda, o que irá garantir a fidelização.

Mas para que tudo isso ocorra e o mundo das maravilhas esteja completo, Alice precisa finalizar a sua compra e não deixar o carrinho abandonado. No ano de 2017 segundo a pesquisa E-commerce Radar aproximadamente 82% dos carrinhos foram abandonados pelos consumidores.

Assim sentimos a necessidade lançar um olhar ainda mais inteligente sobre os carrinhos já que essas novas informações são um pouco assustadoras. A cada 10 pessoas que querem comprar seus produtos 8 deixam o carrinho abandonado, mesmo já tendo encontrado o produto, analisado as questões de frete, prazo e investimento.

Novo checkout MKX

Mas quais são as falhas que fazem com que essas pessoas desistam?

  • Falta de uma usabilidade confortável e com informações sem ruído.
  • A loja não ter o cálculo de frete na página de produtos, já que os consumidores não gostam da “surpresinha” frete só no momento da finalização.
  • Algumas lojas por incrível que isso possa parecer ainda não tem uma experiência responsiva no checkout.
  • Meios de pagamentos incompatíveis com a necessidade do consumidor. Entenda como seu consumidor prefere realizar o processo de pagamento e se adapte.
  • Solicitação de dados excessivos e desnecessários. Isso também dificulta, os consumidores estão buscando agilidade, praticidade, transparência e segurança.

Existem muitas formas de trabalhar com a recuperação de carrinhos de compras via e-mail marketing automatizados como: Rd Station, Mailchimp, Allin e outas ferramentas que a MKX possui integração, além de possuir de uma forma mais simples no próprio sistema da MKX.

Mas muito melhor do que recuperar um carrinho abandonado é ter certeza de que a sua usabilidade auxiliou o consumidor à finalizar a compra. Para isso lançamos algumas novidades em nosso checkout, isso é resultado de muita análise, estudo e esforço, não somente para o consumidor mas também a valorização de toda a linha de processos realizada para atrair este cliente até o carrinho de compras.

Os aprimoramentos que identificamos como necessários para maior conversão foram:

  • A solicitação inicial do novo checkout é somente o e-mail, nesse caso, a loja analisa se o cliente é cadastrado ou não, e em seguida solicita a senha ou complemento dos dados para cadastrar, respectivamente.
  • A vantagem de pedir somente o e-mail em um primeiro passo, é ideal captação do lead que pode ser utilizado no carrinho abandonado ou em ferramentas de inbound como: RD Station, além de não ter que perguntar para o usuário se ele é cadastrado ou não, a verificação é feita de forma automática.
  • Caso o usuário opte fazer login usando o Facebook, é feita a verificação através do e-mail, se o e-mail do Facebook for o mesmo do cadastro realizado previamente na loja, o login é feito sem ter que digitar qualquer informação, ficando prático para compras em ambiente mobile e desktop, o usuário somente clica, sem ter que informar a senha ou outro campo.
  • Se o usuário for novo na loja, sem cadastro ou o e-mail do cadastro for diferente ao utilizado no Facebook, será solicitado um novo cadastro, porém os campos: nome, e-mail, sexo e data de nascimento serão preenchidos automaticamente, poupando tempo e aumentando a conversão.

Novo checkout MKX

Trabalhamos para facilitar a experiência de compra dos consumidores, converter cada vez mais as vendas e colaborando para o crescimento das lojas virtuais. O novo checkout já está funcionando em algumas lojas MKX, tais como: lazershop.com.br, orangeboxminiaturas.com.br e azpetshop.com.br. A plataforma de e-commerce MKX está em transformação constante e isso garante que todo o trabalho e investimento seja bem aproveitado, resumindo em um famosa frase da obra Alice no país das maravilhas “Não posso voltar para ontem porque lá eu era uma outra pessoa” e a nossa equipe está sempre focada no futuro do comércio eletrônico e melhores resultados.

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